sábado, 24 de abril de 2010

Fotografando Paisagens

Fotografando Paisagens: a hora mágica


Embora eu costume falar bastante de retratos por aqui vou variar um pouco para a fotografia de Paisagens. Sabe aquelas fotos magníficas de paisagens que aparecem em revistas consagradas como National Geographic? Sabe o que elas têm em comum? 99% delas foram tiradas na hora mágica.

É a hora em que as cores ficam mais agradáveis, os contrastes diminuídos, a saturação lindamente aumentada, os detalhes e texturas revelados e as sombras suaves:

Mais ou menos meia hora antes e depois do nascer do sol e meia hora antes e depois do pôr do sol.

“Mais ou menos” pois depende de onde você está e qual época do ano. É preciso muita observação e ser rápido: a hora mágica dura pouco e a luz, nestes momentos, muda a cada minuto.

Para que fotos de Paisagens fiquem bonitas essa não é uma dica, é uma regra. Se quer um resultado perfeito a primeira coisa a se fazer é fotografar na hora mágica. Não é exagero meu. Qualquer paisagem só fica realmente bonita na hora mágica.

Então lembre-se: paisagem = hora mágica




O motivo


O motivo é a luz. Durante esses momentos a luz do sol tem uma incidênciano local onde estamos que deixa o clima perfeito para fotos de paisagens:





  • Cores: as cores ficam lindamente mais saturadas e a riqueza de tons é muito maior. É a coloração mais rica do dia.
  • Sombras: a posição do sol faz com que sombras fiquem suaves e alargadas, delicadas… isso também ajuda a mostrar delicamente todas as texturas de terra, água e construções.
  • Contraste: o contraste entre céu e terra fica menor, assim o céu não vira simplesmente uma mancha branca para que a terra fique com uma exposição bacana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário